segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pensando sobre as possíveis mudanças

Diante dos desafios do século XXI, onde a criança de hoje ao ir ao mercado terá que fazer uso de computadores e diferentemente da escola onde o uso dessa ferramenta ainda deixa a desejar. Observa-se então, que a criança desvaloriza a escola, pois acreditam que aprendem melhor fora dela.

Além de ser envolvente, prazerosa, maleável e flexível; a linguagem digital permite uma forma de aprendizado diferente dando liberdade e abrangência de interação com o mundo que nos rodeia através de blog, jogos, sons, cores e imagens.

Com o descompasso da escola a realidade cultural das crianças de hoje, causando desinteresse e pouca valorização da mesma é necessário um novo olhar dos nossos governantes ao criar políticas públicas que venham de fato dar oportunidade e condições para que o professor construa ou reforce a nova cultura digital. Através de cursos especializações com maior tempo de duração, melhorando o ambiente de trabalho e remuneração, dando assim condições digna à sua construção e reconstrução profissional para que professor e escola pública se coloquem à altura do aluno.