PLANEJANDO COM HIPERTEXTO E INTERNET
Planejar usando hipert4exto ou internet a princípio foi preocupante por ter em mãos uma grande revolução da escrita e ao mesmo tempo pouco domínio tecnológico dificultando a busca de links que contemplasse as informações solicitadas sobre os animais selvagens e domésticos.
Para reforçar o entendimento fizemos uso de outros recursos tecnológicos, a exemplo: data-show, notebook, máquina digital e outros.
No tocante a aplicação e uso desta ferramenta na realização do trabalho pedagógico ocorreram normalmente. Os alunos tiveram momentos de exposição dialogada em sala de aula, sequenciando com exibição e explanação na sala de vídeo de slides sobre o assunto estudado retornando à sala para realizar atividades de reprodução textual e dobraduras de animais para a montagem de um painel ecológico.
No decorrer das atividades dos alunos foram ativamente participativos e colaboradores uns com os outros na execução das atividades propostas, demonstrando segurança e autonomia aos conhecimentos adquiridos.
O conteúdo trabalhado foi de grande relevância por estar na semana do meio ambiente e, as crianças gostarem de animais.
Estudar animais domésticos e selvagens foi muito enriquecedor para a conscientização da necessidade de preservação dos animais em extinção, além de reconhecer o revestimento e a locomoção dos animais dando também abordagem à disciplina de Língua Portuguesa na produção textual, em Matemática a criação de situações problemas envolvendo a multiplicação e em Educação Artística, o estudo das cores e criações artísticas.
Aprendi que não podemos ignorar a evolução tecnológica. Precisamos aprender a lidar com elas buscando parcerias, aprendendo cada vez mais, pois elas contribuem muito com o processo de ensino e aprendizagem facilitando a produção dos estudos entre professor e alunos tornando a relação entre ambos mais prazerosos e construtores do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário